I uploaded a compilation of brazilian progressive rock.
It's not "the best" of Brazil, but I choose songs of different styles.
If you want to hear some samples, download here:
Link:
http://www.mediafire.com/?neyrvkwd8u3
My comments about each song (in portuguese):
Músicas:
14 Bis - Cinema Faroeste
Essa é a melhor música do primeiro disco deles, na minha opinião. Quem gosta dessa, não pode deixar de ouvir o "Espelho das àguas", uma instrumental que deve ter sido composta nesta época, pois relembra partes do "Cinema Faroeste", mas foi lançada somente dois discos depois desse. Eu enviei essa música para servir de amostra no progarchives.
A Barca do Sol - Belladonna, Lady of the Rocks
Uma das minhas bandas preferidas do Brasil, tanto no instrumental quanto na erudição das letras.
Almôndegas - Vento Negro
Essa é uma banda gaúcha que misturava folk e rock, nada de tão especial nela, mas essa música acho linda e acho que seria legal apresentá-la a todos.
É uma daquelas que reúne o pessoal ao redor da fogueira com um violão e todos cantam..
Beto Guedes - Belo Horror
Outro cara que beirou o progressivo, principalmente no primeiro disco. A versão dele de "Feira Moderna" com aqueles sax pra mim é a melhor de todas. Envio aqui uma não lançada em seus discos solos, mas é uma das mais progressivas dele: "Belo Horror".
Colorir - Infinito-parte II
Essa é uma banda de Floripa e Curitiba. Fazem um prog experimental estilo krautrock.
Confesso que essa não é bem a minha praia, mas envio aqui pois muitos talvez não o conheçam e gostem do estilo.
Expresso - Dança Molhada
O Expresso (antigo Expresso Rural) é uma banda muito famosa de Floripa dos anos 80. Eles fazem um som estilo 14 Bis.
Essa música é do CD ao vivo, com violinos e bastante harmonia. O hino deles e, de certa forma, do pessoal de SC é o "Nas manhãs do sul do mundo". Falei sobre essa música e o Expresso aqui:
http://www.forum.clickgratis.com.br/vie ... on&p=13506
Guilherme Lamounier - mini neila
Nada de progressivo aqui, apenas um pop psicodélico, beirando o brega. No entanto, esse disco do Guilherme Lamounier é um dos meus prediletos do Brasil, simplesmente pelo uso exagerado de Melotron.
Quem não conhece, ouça essa música, Mini Leila, principalmente o solo no final dela..
Index - Vulcano
Prog sinfônico e quase totalmente instrumental do RS. Essa é uma música do disco deles que mais gosto.
Moto Perpétuo - Turba
Antiga banda do Guilherme Arantes. Também namoravam o prog, assim como o primeiro disco solo dele. Imaginem que nos anos de chumbo de 1974 eles cantavam nessa música "Turba" os seguintes versos:
"bom dia, café com leite
bom dia planalto
que diabo o cinza desse asfalto"
O Terço - Mudanca de Tempo
O Terço nunca pode faltar, mas em vez de pegar as mais conhecidas, peguei uma do disco pós-Flávio Venturini. Observem o instrumental dos 3:30 minutos até os 7:16..
Recordando o Vale das Maçãs - Besteira
Para quem gosta de prog com bastante mudança de ritmos, flautas, violino. Essa música e a de 18 min do mesmo disco são as minhas preferidas.
Semente - Semente (ao vivo)
A música de abertura desta excelente banda de prog sinfônico dos anos 70. Começa parecendo Jethro Tull e termina tipo Genesis.
Som Imaginário - A Matança do Porco
Talvez a melhor música do prog-brasileiro. Começa com piano dark até os 3:30, entra um fusion maluquíssimo com uma bateria raivosa do Chico Batera (3:30 to 6:30), e termina totalmente sinfônico com a orquestra Odeon, vocais dos Golden Boys e Milton Nascimento, sem letra, apenas: aaaaAAAAAAaaaaAAAAA... Dez minutos e a suite fecha com um órgão e um porco triste ganindo: gniifff, gniffff... Impossível não se arrepiar.
Spin XXI - conflitantes paranoias (part 2 - séc xxi)
Uma banda pouco comentada, mas bem interessante. Essa música me chamou muito a atenção por se parecer muito com o Marillion do Script For a Jester`s Tear.
Vejam se essa música não é uma versão brasileira da Chelsea Monday.
Vesânia - Tetragramaton
Essa música é a minha preferida deste excelente album. Reparem só naquelas risadas satânicas no fundo na parte mais obscura desta música...
Vímana - Masquerade
Essa é para quem não conhece nada do Vímana. Em vez de pegar uma do Lulu Santos, que acabou abominando o estilo progressivo, peguei essa do Ritchie, bem superior, na minha opinião.